Última actualização: 13 May 2016.
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase
23-11-2017
Director: Filomena Marta
Periodicidade: Semanal

Fundo de Apoio a Protectores Particulares de Animais

 

Está em fase de criação e desenvolvimento o FAPPA - Fundo de Apoio a Protectores Particulares de Animais, uma organização solidária e sem fins lucrativos cuja finalidade será dar apoio veterinário a protectores particulares de animais, ou seja, pessoas que de forma privada e sem apoio de associações resgatam animais de rua e/ou abandonados, tratando-os, protegendo-os e colocando-os no circuito de adopções.


Os protectores particulares de animais não têm quaisquer ajudas nem podem fazer angariação de fundos, seja por peditórios ou por acções de recolha de alimentos. Todas as despesas são suportadas particularmente, saindo dos seus próprios salários.


Apesar de estes protectores também cuidarem de animais que vivem nas ruas, cães ou colónias de gatos, alimentando-os e medicando-os quando necessário, o maior problema reside nos tratamentos de veterinária, para animais doentes, feridos ou para esterilizações.


As esterilizações são feitas tanto em animais que são devolvidos ao seu meio ambiente, aos locais de onde foram retirados, ou que seguem para adopção, dependendo do seu nível de docilidade. No primeiro caso trata-se de uma acção CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), muito importante para manter estáveis os números de animais nas colónias, terminando a reprodução, e para aumentar o estado de saúde dos próprios animais, que ficam menos expostos a doenças potencialmente transmissíveis por lutas e por via sexual. No caso de animais que seguem para adopção é a garantia de que não haverá ninhadas indesejadas e menor probabilidade de problemas comportamentais. Em ambos casos o risco de desenvolver cancros decresce na ordem dos 90% e, no caso das fêmeas, o risco de piómetras (infecções no útero) desaparece.


Logo que todos os procedimentos estejam terminados será aberta uma conta bancária em nome do FAPPA, onde poderão ser feitos donativos, sem limite estabelecido, dependendo exclusivamente da vontade dos mecenas. Esta conta será usada para pagamento de tratamentos e esterilizações de animais em clínicas e hospitais veterinários, mediante inscrição dos protectores numa base de dados, com confirmação da sua condição de protectores por parte dos veterinários assistentes.
Em breve o FAPPA estará aqui… a contar consigo.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

     

Publicidade

Videos de Socorro a Animais

Online

Flag Counter

___________________________________________________